CURSOS DE EXTENSÃO CULTURAL POR CORRESPONDÊNCIA DO INSTITUTO NEO PITAGÓRICO

 

01 – INICIAÇÃO AOS ESTUDOS FILOSÓFICOS
(14 meses)
02 – HISTÓRIA DAS RELIGIÕES
(14 meses)
03 – PARAPSICOLOGIA
(12 meses)
04 – TEOSOFIA
(12 meses)
05 – OCULTISMO
(12 meses)
06 – HIEROLOGIA
(12 meses)
07 – INICIAÇÃO AO ESTUDO DO PITAGORISMO
(12 meses)

 


 

HISTÓRICO DOS CURSOS

1º Ciclo de Cursos Informais por Correspondência

 

Na década de 70, do século passado, alguns leitores interessados no conhecimento das ciências heterodoxas, não acadêmicas, procuraram-nos para considerarmos a possibilidade de organizar um grupo de alguns desses curiosos e desenvolver esses assuntos. A experiência adquirida numa tentativa anterior (nos anos de 1938, 1939 e 1940, um ciclo de Curso Geral de Pitagorismo, Curso Especial de Pitagorismo e Curso de Neopitagorismo, no Templo das Musas) animou-nos a tentar mais essa nova experiência. Mais complexa, mais abrangente, difícil e demorada. Com o compromisso de colaboração, em todos os sentidos, dos interessados, apresentamos o seguinte e sugestivo projeto:

 I. Curso de Iniciação aos Estudos Filosóficos (28 lições); II. Curso de História das Religiões, do período Neolítico ao dos grandes fundadores (24 lições); III. Curso Elementar de Parapsicologia, esboço da sistematização da fenomenologia do paranormal (24 lições); IV. Curso Elementar de Teosofia, divulgação do pensamento místico oriental, por Helena Petrovna Blavatsky (24 lições); V. Curso de Ocultismo, seus métodos e conteúdo: Astrologia, Alquimia, Cabala, Magia, Mística, etc. ( 24 lições); VI. Curso Geral de Hierologia, o Sagrado nas Ciências, Letras, Artes e Religiões, do Neolítico ao Mundo Moderno (24 lições); VII. Introdução ao Estudo do Pitagorismo, de Crótona a Curitiba (24 lições).

Como é bem de ver, esse conjunto, aparentemente desconexo, tem por objetivo primordial o seguinte: através de sua peculiar metodologia heterodoxa, não ensinar ou educar, mas, acima de tudo, sugerir ou provocar o estudante a criar o hábito de PENSAR por si mesmo, e o da autocrítica, em ambiente de silêncio, porque é “no silêncio apenas que esplende o pensamento criador” (poeta Raul Machado).
O avanço tecnológico, sem precedentes, da civilização vigente, facilitando a divulgação, pela Internet, quase instantaneamente, das mais recentes pesquisas nos diversos campos da Ciência, acrescentou novos problemas à juventude, em particular. Além da longa escolaridade, habitualmente acompanhada de empregos subsidiários, o jovem preocupado com seu futuro, angustia-se. A vontade de cumprir pontualmente seus afazeres, aumenta-lhe as preocupações. Nessa situação, como terá ele condições de apanhar e digerir a caudal de conhecimentos e metodologias específicas?
O conjunto de fatores acima citados é suficiente para levar o jovem ao desequilíbrio emocional, ao estresse. A postura, durante horas, na cadeira do escritório ou na frente do computador, predispõe a alterações anátomo-físico-psicológicas. Nem mesmo o social não fica isento.

A paz de espírito é essencial para qualquer atividade. É uma conquista pessoal, inadiável. Um dos caminhos é a Meditação diária, ininterrupta. Antes de cansar, descanse; após reparar as forças, prossiga. Vale a pena experimentar.
A dedicação a esses estudos, uma hora por dia, desperta curiosidades estranhas, abre horizontes insuspeitos, desperta emoções agradáveis, reminiscências adormecidas no recesso da consciência.
A tarefa é gratificante. No final, ou mesmo em meio à jornada, homem ou mulher, feita uma breve auto-análise, obterá o resultado do referido percurso.
A abrangência das disciplinas reunidas, no ciclo proposto, só poderá ser avaliada no final de todos os cursos. Somente a vivência individual com os mesmos terá condição de avaliá-la.

 

Prof. Rosala Garzuze
(Presidente do INP 1937 a 2009)

 


 

 

EMENTA DOS CURSOS

 

I – INICIAÇÃO AOS ESTUDOS FILOSÓFICOS: Noções Gerais; Aspectos biológicos e psicológicos do ser humano. O mundo das idéias, da fantasia e do transcendente. Os grandes problemas da Filosofia: Ético e Metafísico. 1ª edição: 1975. 113 páginas.

II – HISTÓRIA DAS RELIGIÕES: Introdução; História das Religiões dos povos do oriente e do ocidente incluindo a América pré-colombiana. 1ª edição: 1978. 97 páginas.

III – PARAPSICOLOGIA: Introdução; objeto; conceitos; método; história. Teorias Parapsicológicas. 1ª edição: 1983. 97 páginas.

IV – TEOSOFIA: Conceito; objeto; fundamentos; metodologia. 1ª edição: 1986. 97 páginas.

V – OCULTISMO: Introdução; conceito; escolas; metodologia, história. 1ª edição: 1988. 97 páginas.

VI – HIEROLOGIA: Introdução, o Sagrado; conceito; metodologia. Presença do Sagrado na vida humana. 1ª edição: 1990. 97 páginas.

VII – PITAGORISMO: A Grécia antiga. A Magna Grécia. A Escola Pitagórica; Pitágoras e discípulos; o Pitagorismo através dos tempos. Dario Vellozo e o Pitagorismo no Brasil. 1ª edição: 2000. 97 páginas.

 

 


INSCRIÇÕES NOS CURSOS*

O curso atual (formato via correio) será migrado para EAD.
Em breve estaremos recebendo a inscrição de novos alunos.
Instituto Neo-Pitagórico – Janeiro de 2023